Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO
A Revista PsiPro (ISSN 2763-8200) é um periódico de acesso aberto e tem a missão de publicar e divulgar pesquisas que apresentem reflexões com contribuições originais, disseminando conhecimento em diversas áreas. Está aberto a diferentes abordagens teóricas e metodológicas e recebe contribuições de autores de diferentes níveis acadêmicos. A revista é multidisciplinar. Os autores podem ser professores, profissionais, estudantes e pesquisadores de qualquer nível de formação. O principal critério para publicação é a qualidade do texto. Publica trabalhos originais, traduções e ensaios produzidos por pesquisadores nacionais ou estrangeiros. Esta revista utiliza um sistema de arquivo da internet para preservar seu conteúdo e adota o sistema de avaliação Double Blind Peer Review.
MISSÃO
Publicar pesquisas que qualifiquem os debates em nível nacional e internacional.
PERFIL DOS ARTIGOS
Na Revista PsiPro serão publicadas apenas pesquisas acadêmicas. Os autores devem consultar as normas de publicação e a formatação indicada antes de submeter o trabalho. Deve ser original, inédito e não estar sendo considerado para publicação em outro lugar, e pode ser escrito em português, espanhol, inglês ou francês. Não serão aceitos textos de blogs ou textos de divulgação.
PROCESSO E CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE ARTIGOS E ARBITRAGEM PELOS PARES
Os manuscritos serão avaliados por pelo menos dois revisores, que devem necessariamente ser membros do Conselho Editorial ou do Comitê de Revisores ad hoc da Revista PsiPro . Os revisores serão indicados pelos editores de seção ou pelo editor-chefe, mediante análise que considere tanto a aderência entre as propostas dos manuscritos e a produção científica dos revisores quanto a ausência de conflitos de interesse. Ao receber os pareceres de um manuscrito, caso haja divergência na indicação da decisão, o editor o encaminhará a um terceiro parecerista, seguindo os mesmos critérios.

A Revista PsiPro adota um sistema de avaliação duplo-cego, portanto os manuscritos devem ser inseridos na plataforma sem identificação de autoria ou qualquer outra informação no texto que possa identificar a autoria. As informações de autoria devem aparecer apenas nos metadados. O autor deve inserir o manuscrito diretamente no site:

Os manuscritos enviados, para serem considerados para avaliação, devem ser originais, inéditos e não submetidos simultaneamente a outros periódicos. Os manuscritos devem ser submetidos no Template oficial da revista e atender às normas vigentes da Associação Americana de Psicologia / American Psychology Association (APA).

A avaliação dos manuscritos submetidos será realizada em duas fases, utilizando a plataforma Open Journal Systems (OJS). A primeira fase visa analisar se os manuscritos estão de acordo com o escopo e foco da revista e se atendem às regras de submissão, formatação e não identificação de autoria, conforme orientações disponíveis na seção Diretrizes para Autores. Esta fase será realizada pelo editor-chefe ou pelos editores de seção. Na segunda fase, os manuscritos serão enviados, sem identificação, respeitando o sistema de avaliação duplo-cego, a pelo menos dois revisores indicados pelos editores de seção ou pelo editor-chefe.

Os pareceres emitidos, considerando as respostas aos códigos analíticos presentes na ficha de avaliação, serão enviados, via plataforma OJS, para o e-mail dos autores, juntamente com a decisão dos editores de seção ou do editor-chefe, para que fiquem cientes. De referir que o formulário de avaliação, previamente definido pela Equipa Editorial, foi elaborado e é atualizado, sempre que necessário, após consulta ao Conselho Editorial.

A decisão dos editores de seção ou do editor-chefe pode resultar em três situações: 1) Aceitar (o manuscrito pode ser publicado conforme apresentado); 2) Correções obrigatórias (quando o manuscrito necessita de revisões, sejam menores ou mais profundas, envolvendo, por exemplo, problemas de forma ou conteúdo, ou que carece de referência ou apresenta passagem incompreensível; 3) Rejeitar (esta decisão é indicada para aquele manuscrito que precisa ser completamente modificado para se tornar publicável, ou seja, quando as mudanças necessárias são complexas ou profundas).

Os manuscritos aceitos para publicação devem obrigatoriamente obedecer às normas que norteiam a submissão de trabalhos. Cabe aos editores de seção ou ao editor-chefe condicionar a aprovação dos manuscritos para publicação às modificações especificadas nos pareceres emitidos pelos pareceristas.

O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial dos editores ou do conselho editorial da revista.
FREQUÊNCIA
A Revista PsiPro recebe artigos em sistema contínuo (Rolling Pass) e os números são publicados bimestralmente.
POLÍTICA DE ACESSO GRATUITO
A Revista PsiPro oferece acesso imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização global do conhecimento. A Revista também não cobra taxas de submissão (APCs) dos autores.
POLÍTICA LIVRE DE PLÁGIO
A Revista PsiPro utiliza programas gratuitos para detecção de plágio. Trabalhos que contenham indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados. Todos os artigos submetidos passam por um programa antiplágio antes de serem enviados aos revisores. Em caso de detecção de plágio ou autoplágio, o artigo submetido será arquivado.
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS
A Revista PsiPro utiliza a Licença Attribution 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0). A nova publicação do mesmo texto, por iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica condicionada à menção expressa da precedência de sua publicação neste periódico, citando a edição e data desta publicação.
POLÍTICA DE FERRAMENTAS DE PRESERVAÇÃO E INTEROPERABILIDADE
A Revista PsiPro permite o autoarquivamento em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O autoarquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão publicada que pode ser utilizada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial), que permite a importação de dados XML no formato CrossRef, bem como a preservação do conteúdo pelo plug-in PKP PN, da PKP, na Rede Privada LOCKSS .
Declaração de Privacidade
Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste site de revista serão usados exclusivamente para os propósitos declarados desta revista e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra parte. Esta revista é comprometida com a ética e com a qualidade das publicações. Respeita os padrões de comportamento esperados por todas as partes envolvidas no processo editorial. Nós não aceitamos plágios e outros comportamentos antiéticos, em conformidade com as recomendações da Elsevier e das Best Practice Guidelines for Journal Editors da COPE (Committee on Publication Ethics).