A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Renata Pereira de Sousa Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

10.5281/zenodo.11069039

Palavras-chave:

Formação Continuada, Profissional Docente, IES

Resumo

O trabalho docente é parte fundamental do processo educativo, se relaciona diretamente à qualidade da educação, e, no ensino superior, ao preparo de profissionais para a sociedade, portanto, pensar em melhorar os processos de ensino e aprendizagem implica pensar também a formação do professor. Assim, na perspectiva de aprofundar o olhar sobre a formação continuada, propomos neste estudo, analisar a importância da formação continuada como fator determinante para o crescimento profissional do docente universitário, e, consequentemente, a melhoria da qualidade do Ensino Superior. Para concretização do estudo, foi realizado um estudo bibliográfico em fontes literárias que descrevem o trabalho do professor universitário, enfatizando o processo de formação deste no decorrer de sua atividade profissional. Assim, conclui-se que a formação continuada é o elo entre a educação base e a evolução da educação, sendo imprescindível a envoltura de todas as esferas, destacando que o incentivo para formação desses docentes por parte da IES é fator determinante, na transformação do profissional docente em um facilitador do ensino.

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Biografia do Autor

  • Renata Pereira de Sousa Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professora Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS. Email: renata.ps@unitins.br

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Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RENATA PEREIRA DE SOUSA OLIVEIRA. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1–11, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11069039. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/16. Acesso em: 25 maio. 2025.