PAULO FREIRE E A FILOSOFIA DA DIFERENÇA: EDUCAÇÃO PARA TODOS

Autores

  • Guga Dorea Pontifícia Universidade Católica de São Paulo image/svg+xml

DOI:

10.5281/zenodo.14846942

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pedagogia, Filosofia da Diferença, Inclusão

Resumo

O mundo contemporâneo vive um momento intenso de transformação, sendo o progresso tecnológico o carro chefe nesse processo. A escola, portanto, deve preparar o adulto do futuro para enfrentar uma realidade em avassaladora metamorfose. Paulo Freire deixou um desafio instigante para quem deseja pensar as reais transfigurações pelos quais passou, não só a educação, mas a nossa sociedade nos últimos tempos. No campo da alfabetização, temos ainda o que nosso educador denominou como sendo “palavra geradora”, imersa na realidade do alfabetizando, o que significa produzir um sentido para que ele possa se conectar ao mundo do conhecimento, passando a ser também agente transformador de si mesmo e do mundo. 

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Biografia do Autor

  • Guga Dorea, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Pesquisador na área da Filosofia da Diferença e da Educação para a Potência, além de jornalista, cientista social e poeta. Doutor em Sociologia pela PUC-SP, também é criador da Oficina da Palavra e da Escrita Criativa Todos na Diferença, especificamente para as chamadas Pessoas com Deficiência, entre outros dos chamados transtornos mentais. É ainda editor tanto do canal “Todos na Diferença”, pelo Youtube, como da Revista Literária “Todos na Diferença”. É formado ainda em Esquizoanálise pela Escola Nômade de Filosofia, com Luiz Fuganti.

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Publicado

2025-02-25

Como Citar

GUGA DOREA. PAULO FREIRE E A FILOSOFIA DA DIFERENÇA: EDUCAÇÃO PARA TODOS. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–7, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14846942. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/1. Acesso em: 25 maio. 2025.

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