DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO DE PROFISSIONAIS TRANS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Emanoel José Schneider Neto Universidade La Salle (UNILASALLE)
  • Flávio Aparecido de Almeida Universidade Martín Lutero (UML)
  • Feiruque de Jesus dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

10.5281/zenodo.13338470

Palavras-chave:

Profissionais Trans, Inclusão, Direitos Humanos, Educação

Resumo

O ambiente escolar é constituído por relações de poder baseadas na articulação entre conhecimentos, identidades e relações e representações sociais. Desse modo, torna-se imperativa a instituição de espaços para elaboração de condutas consolidativas e afirmativas que envolvam e inclusão de todos no contexto escolar, principalmente no que tange às discrepâncias e aos preconceitos existentes em relação às questões de identidade de gênero. Sob essa ótica, o objetivo deste artigo é compreender e sintetizar informações relevantes, de forma a oferecer uma visão ampliada e fundamentada acerca dos desafios e das necessidades da inclusão de profissionais trans no ambiente escolar. O artigo foi construído a partir de uma metodologia qualitativa de revisão bibliográfica, enfocando em uma análise crítica de artigos, dissertações e documentos relacionados à temática. Considerando as discussões levantadas ao longo do texto, conclui-se que há uma necessidade urgente de implementação de Políticas Públicas efetivas para a inclusão do público trans, garantindo acesso e permanência nas instituições escolares, como ocorre com qualquer outro profissional da educação. Ademais, a escola, como promotora de desenvolvimento humano, deve priorizar práticas que promovam a diversidade e a ampliação da compreensão ao que tange à identidade de gênero.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Emanoel José Schneider Neto, Universidade La Salle (UNILASALLE)

    Graduando do curso de Pedagogia pela Universidade La Salle (UNILASALLE), Brasil. E-mail: emanoel.jsneto@gmail.com

  • Flávio Aparecido de Almeida, Universidade Martín Lutero (UML)

    Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Martín Lutero (UML), Estados Unidos.
    E-mail: flavio.a.almeida@hotmail.com

  • Feiruque de Jesus dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil. E-mail: feiruquesantos@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EMANOEL JOSÉ SCHNEIDER NETO; FLÁVIO APARECIDO DE ALMEIDA; FEIRUQUE DE JESUS DOS SANTOS. DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO DE PROFISSIONAIS TRANS NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 72–78, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13338470. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/22. Acesso em: 25 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 40

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.