AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 A 3 ANOS RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA SOB A ÓTICA DA CRIATIVIDADE

Autores

  • Nadila Carmo Ponciano
  • Ana Maria Freitas Dias Lima Universidade Federal do Tocantins

DOI:

10.5281/zenodo.11060606

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Infantil, Desenvolvimento, Criatividade

Resumo

Esse artigo procurou compreender as contribuições da Psicomotricidade na Educação Infantil de 0 a 3 anos na relação teoria e prática sob a ótica da criatividade. Nesse sentido buscou-se conhecer o contexto histórico da Psicomotricidade para a compreensão inicial do tema. Logo após explorou as Contribuições da Psicomotricidade na Educação Infantil, por ser fundamental nesse período. Seguindo dos elementos básicos da Psicomotricidade que são indispensáveis para execução das atividades. Bem como apresenta as Práticas Pedagógicas Criativas direcionadas a Psicomotricidade na relação teoria e prática. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização do artigo consistem em pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, na qual foram utilizados livros e artigos científicos. Os principais autores utilizados para embasamento teórico da pesquisa foram: Lê Boulch (1982) Alves (2008) Fonseca (2012) Almeida (2014) e Oliveira (2015). A partir do trabalho foi constatado que a Psicomotricidade tem uma notável contribuição no desenvolvimento das crianças, evidenciando, portanto, a necessidade de haver espaço para o trabalho psicomotor dentro das instituições escolares de forma a contribuir para aquisição e aprimoramento das habilidades motoras que são indispensáveis para o indivíduo entre 0 a 3 anos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Nadila Carmo Ponciano

    Graduanda do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins–Unitins
    (campus Araguatins). E-mail: nadilacarmo14@gmail.com

  • Ana Maria Freitas Dias Lima, Universidade Federal do Tocantins

    Graduada em Pedagogia (UFT); Especialista em Orientação Educacional e Mestranda do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: anamarlima@hotmail.com

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NADILA CARMO PONCIANO; ANA MARIA FREITAS DIAS LIMA. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 A 3 ANOS RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA SOB A ÓTICA DA CRIATIVIDADE. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 40–54, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11060606. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/26. Acesso em: 25 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 31

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.