EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES COM DUAS VARIÁVEIS APLICADAS À SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
10.5281/Palavras-chave:
Equações Diofantinas, Ensino-aprendizagem, Situações-problemaResumo
Esta pesquisa aborda as Equações Diofantinas Lineares com duas variáveis aplicadas à resolução de problemas no ensino médio de matemática. Destaca a importância de trabalhar com essas equações para a aquisição eficaz de conhecimento matemático. Dado que a resolução de problemas é um aspecto fundamental na educação matemática contemporânea, este estudo tem como objetivo destacar a versatilidade e utilidade prática das equações Diofantinas na solução de tipos específicos de problemas enfrentados pelos estudantes. Os objetivos específicos incluem a defesa da introdução das equações Diofantinas como ferramentas de resolução de problemas no cotidiano dos alunos, incentivando-os a buscar soluções por meio de investigação. Isso demonstra como a matemática está intimamente ligada a vários contextos sociais. Esta pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e qualitativa, e seus resultados sustentam fortemente a ideia de que a incorporação das Equações Diofantinas Lineares no currículo do ensino médio, dentro de um contexto de resolução de problemas, é altamente relevante no cenário atual da educação matemática.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.