EFEITOS CAUSADOS POR PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO NO CORPO HUMANO

Authors

  • José Girão Machado Neto

DOI:

10.5281/zenodo.13932380

Keywords:

balística, projétil, lesão, velocidade do projetil, gravidade, desaceleração

Abstract

O estudo da balística é milenar e tem como objetivo a análise de determinar a trajetória das munições, em como desde o mecanismo do interior da arma de fogo, bem como a trajetória do projétil até alcançar o alvo que é o seu ponto de impacto. A balística forense consiste no estudo dos aspectos técnicos dos projéteis e dos seus tecidos biológicos, além de sua interação com outros elementos que são capazes de esclarecer a ocorrência de um crime. Assim, quando ocorre um crime, a polícia científica é chamado ao local dos fatos para coletar e analisar materiais para que possa realizar laudo técnico para definir o modelo da arma, calibre do projétil, coletar impressões digitais na arma e estojos deflagrados, se houver, analisar o local do crime, circunstância em que ocorreu, dinâmica dos fatos, realizar estudos tanatoscópica no cadáver, a fim de definir orifício de entrada e de saída, e qual região que foi lesionada, a fim de entregar um laudo técnico cientifico a polícia judiciária para que possa subsidiar a ação penal.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

  • José Girão Machado Neto

    Mestre em criminalística pela universidad europeia Del atlântico, pós-graduado em direito penal e processo penal - instituto gomes de ensino superior, direito civil e processo civil pela faculdade católica de Rondônia, direito do consumidor e responsabilidade civil pela faculdade do leste mineiro - Faculeste. Advogado. Email: giraoneto10@hotmail.com

Published

2024-08-30

How to Cite

JOSÉ GIRÃO MACHADO NETO. EFEITOS CAUSADOS POR PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO NO CORPO HUMANO. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 27–35, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13932380. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/14. Acesso em: 25 may. 2025.