YOGA COMO UMA POSSIBILIDADE DE INDUÇÃO HIPNÓTICA

Authors

  • Marcio Bernardino Sirino UERJ

DOI:

10.5281/zenodo.15446695

Keywords:

yoga, Psicanálise, Hipnose

Abstract

Esta produção apresenta uma reflexão sobre os movimentos realizados na prática da yoga que podem ser significados como uma possibilidade de indução hipnótica para a promoção do bem-estar individual. A partir do campo do saber da Psicanálise, especificamente do conceito de hipnose, fragmentos observados durante a rotina de uma determinada prática da yoga são analisados e interpretados discursivamente. Argumenta-se que a hipnose (e auto-hipnose) encontra-se presente no cotidiano, em diferentes circunstâncias nas quais o sujeito tem a oportunidade de se desvencilhar da realidade factual para estabelecer maior conexão com sua realidade psíquica e que a prática da yoga materializa essa perspectiva nos momentos em que o professor conduz os praticantes à respiração, concentração e meditação.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

  • Marcio Bernardino Sirino, UERJ

    Doutor em Educação (ProPEd/UERJ); Psicanalista, em formação, pela Escola Freudiana de Vitória; Pedagogo da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU/ES).

Published

2025-05-20

How to Cite

MARCIO BERNARDINO SIRINO. YOGA COMO UMA POSSIBILIDADE DE INDUÇÃO HIPNÓTICA. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 10–19, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15446695. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/46. Acesso em: 25 may. 2025.