CONSTRUINDO SAÚDE NA AMAZÔNIA: DIÁLOGOS ABERTOS SOBRE HIGIENE E EDUCAÇÃO SEXUAL

Authors

  • Remita Viegas Vieira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Neliane Tavares Salvador Faculdade Metropolitana de Manaus
  • Fabíola Guimarães de Carvalho Universidade do Estado do Amazonas
  • Mayara Renata Lima Mota Universidade Federal do Pará
  • Admilson Ramos de Oliveira Neto Instituto Esperança de Ensino Superior
  • Luana Regina Freitas de Oliveira Instituto Esperança de Ensino Superior
  • Bruna Luiza da Silva Barbosa Universidade Federal do Pará
  • Paulo César Sales Pedroso Universidade Federal do Pará
  • Leila de Fátima Oliveira Universidade da Amazônia
  • Nicole Adriane Alves de Jesus Universidade Federal do Pará
  • Gabriela Figueiredo de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Gabriela Venturim Bitencourt Instituto Esperança de Ensino Superior
  • Denise Lima de Sousa Universidade do Estado do Pará
  • Yuka Gomes Nishikawa Universidade do Estado do Pará
  • Ana Flávia Ribeiro Nascimento Universidade do Estado do Pará
  • Wlyana Lopes Ulian Universidade do Estado do Pará

DOI:

10.5281/

Keywords:

Educação Sexual, Saúde, Medicina

Abstract

A educação sexual é um tema de extrema relevância para a sociedade, especialmente para os jovens em fase de descobertas e desenvolvimento. Através da abordagem desse assunto nas escolas, é possível fornecer informações atualizadas sobre higiene e educação sexual, bem como desconstruir tabus e preconceitos que ainda cercam essa temática. A caracterização do estudo em questão envolveu uma ação educativa conduzida em uma instituição de ensino médio situada em Nhamundá, uma localidade remota na região amazônica. Este relato de experiência descreve a realização de uma ação educativa em uma escola de ensino médio na cidade de Nhamundá, situada no interior da Amazônia. Duas enfermeiras especialistas em saúde da mulher foram responsáveis pela condução da atividade, abordando temas como higiene íntima, métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e educação sexual. Através dessas iniciativas, é possível formar estudantes mais conscientes, capacitados a tomar decisões informadas em relação à sua saúde sexual e a promover relacionamentos saudáveis, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável, igualitária e livre de preconceitos. A educação sexual e a promoção da higiene nas escolas são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo que tenham acesso à informação e ao conhecimento necessários para cuidar de sua saúde e bem-estar.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

  • Remita Viegas Vieira, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Graduada em enfermagem pela Universidade do Estado do Pará e Mestranda em ciências da saúde pela Universidade Federal do Oeste do Pará, Brasil. Email: remitaviegas@outlook.com

  • Neliane Tavares Salvador, Faculdade Metropolitana de Manaus

    Graduada em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana de Manaus, Brasil. Email: nelianetavares@gmail.com

  • Fabíola Guimarães de Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas

    Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Amazonas, Brasil. Email: carvalhofabiola324@gmail.com

  • Mayara Renata Lima Mota, Universidade Federal do Pará

    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Email: mayaramota1@hotmail.com

  • Admilson Ramos de Oliveira Neto, Instituto Esperança de Ensino Superior

    Graduando em Odontologia pelo Instituto Esperança de Ensino Superior, Brasil. Email: admilsonneto2016@hotmail.com

  • Luana Regina Freitas de Oliveira, Instituto Esperança de Ensino Superior

    Graduada em Psicologia pelo Instituto Esperança de Ensino Superior, Brasil. Email: lunnalufreitas@hotmail.com

  • Bruna Luiza da Silva Barbosa, Universidade Federal do Pará

    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Email: brunalsb82@gmail.com

  • Paulo César Sales Pedroso, Universidade Federal do Pará

    Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Email: pcsales.fisioterapia@gmail.com

  • Leila de Fátima Oliveira, Universidade da Amazônia

    Graduada em Terapia Ocupacional e egressa da Universidade da Amazônia, Brasil. Email: to.leilaoliveira@gmail.com

  • Nicole Adriane Alves de Jesus, Universidade Federal do Pará

    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Email: dejesusnicolefisio@gmail.com

  • Gabriela Figueiredo de Oliveira, Universidade Federal do Pará

    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Email: gabfo@outlook.com

  • Gabriela Venturim Bitencourt, Instituto Esperança de Ensino Superior

    Graduanda em Odontologia pelo Instituto Esperança de Ensino Superior, Brasil. Email: venturimgabi@gmail.com

  • Denise Lima de Sousa, Universidade do Estado do Pará

    Graduada em Medicina Pela Universidade do Estado do Pará, Brasil. Email: denise_sousa2@hotmail.com

  • Yuka Gomes Nishikawa, Universidade do Estado do Pará

    Graduanda em Medicina Pela Universidade do Estado do Pará, Brasil. Email: Yuka.nishikawa@aluno.uepa.br

  • Ana Flávia Ribeiro Nascimento, Universidade do Estado do Pará

    Graduada em Medicina Pela Universidade do Estado do Pará, Brasil. Email: anaflaviarn7@gmail.com

  • Wlyana Lopes Ulian, Universidade do Estado do Pará

    Graduanda em Medicina Pela Universidade do Estado do Pará, Brasil. Email: wliana@msn.com

Published

2023-09-20

How to Cite

REMITA VIEGAS VIEIRA et al. CONSTRUINDO SAÚDE NA AMAZÔNIA: DIÁLOGOS ABERTOS SOBRE HIGIENE E EDUCAÇÃO SEXUAL. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 107–119, 2023. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/52. Acesso em: 25 may. 2025.

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1-10 of 38

You may also start an advanced similarity search for this article.