DA RESPONSABILIDADE CIVIL SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA CONTRA A MULHER NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DE SAÚDE

Authors

  • Cinthia Pereira Universidade Paulista
  • Gianfranco Faggin Mastro Andréa

DOI:

10.5281/

Keywords:

Violência Obstétrica, Parto, Normas, Responsabilidade Civil, Danos

Abstract

O objetivo do presente artigo é demonstrar que a violência obstétrica engloba um parâmetro maior que a sua terminologia. Para tanto, utilizou-se um grande estudo de caso, identificando a falta de assistência humanizada na fase da maternidade, demandando a necessidade de modificações nos sistemas de saúde e a devida responsabilização por atos praticados pelos profissionais, tutelando eficientemente às mulheres, para um processo de parturição com equidade. Com esse propósito, concluiu-se que as lacunas normativas existentes acerca do tema, normalizam e prolongam o acontecimento dessa violência. Para tal, o estudo analisará o aspecto histórico, conceito, responsabilidade civil, danos oriundos, formas de reparação e seus aspectos gerais, objetivando pautar a importância do plano de parto e ao seu conhecimento nas entidades de classes baixas.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

  • Cinthia Pereira, Universidade Paulista

    Bacharela em Direito pela Universidade Paulista (2023). Email: cinthiaper01@gmail.com

  • Gianfranco Faggin Mastro Andréa

    Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor universitário. Analista do Ministério Público Federal. Email: professorgianfaggin@gmail.com

Published

2023-12-30

How to Cite

CINTHIA PEREIRA; GIANFRANCO FAGGIN MASTRO ANDRÉA. DA RESPONSABILIDADE CIVIL SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA CONTRA A MULHER NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DE SAÚDE. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 158–191, 2023. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/65. Acesso em: 25 may. 2025.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.