O CORPO FEMININO EM SONIA COUTINHO: UMA LEITURA DE “CORDÉLIA, A CAÇADORA”

Autores

  • Walisson Oliveira Santos
  • Osmar Pereira Oliva Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

10.5281/zenodo.10668923

Palavras-chave:

Sonia Coutinho, Narrador, O corpo feminino, Linguagem literária

Resumo

Este trabalho se propõe a uma reflexão e análise dos significados do corpo feminino a partir do conto “Cordélia, a caçadora”, publicado no livro Os venenos de Lucrécia (1979), de Sonia Coutinho, a partir da ótica do narrador, da representação da mulher e da linguagem literária expressa na tessitura. Os pressupostos metodológicos encontram-se consubstanciados em dois pilares: as teorias da sociologia do corpo e a crítica literária. Ao observar as mudanças sofridas por Cordélia, percebe-se o quanto o corpo feminino evoluiu de uma representação angustiada e tensa, alicerçada pela subordinação aos valores patriarcais a uma nova concepção de mulher que se dispunha a rever regras e princípios aprendidos na trajetória de sua vida, na busca da realização pessoal e sexual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Walisson Oliveira Santos

    Mestrando em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros. Graduado em Jornalismo pela Unifunorte. E-mail: prof.walissonoliveira@gmail.com

  • Osmar Pereira Oliva, Universidade Estadual de Montes Claros

    Professor Doutor – Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. E-mail: osmar.oliva@unimontes.br

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

WALISSON OLIVEIRA SANTOS; OSMAR PEREIRA OLIVA. O CORPO FEMININO EM SONIA COUTINHO: UMA LEITURA DE “CORDÉLIA, A CAÇADORA”. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 30–46, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10668923. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/30. Acesso em: 25 maio. 2025.