DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E A QUESTÃO DA INCLUSÃO SOCIAL

Autores/as

  • Nizaneia Nascimento de Matos UFBA

DOI:

10.5281/

Palabras clave:

Deficiência Intelectual, Inclusão Social, Politicas Públicas

Resumen

O presente artigo tem por objetivo o estudo do tema a “Deficiência Intelectual: Inclusão Social”. A Deficiência Intelectual caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo do indivíduo, falando-se das habilidades conceituais, sociais e práticas. Foi observada a Inclusão social, como um conjunto de projetos e ações adversa a exclusão, e a favor dos benefícios da vida das pessoas em sociedade, exclusão essa, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais, nesse caso aqui o da Deficiência Intelectual. Devido a isso, a Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a uma saúde mental e serviços a todos que estão envolvidos nesse processo. Esta pesquisa foi bibliográfica, qualitativa e de natureza descritiva, realizada através de estudos, registros e interpretação dos estudos, com o objetivo de compreender as politicas públicas de garantia de direitos condizentes com a inclusão dos deficientes intelectual na sociedade.

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Biografía del autor/a

  • Nizaneia Nascimento de Matos, UFBA

    Psicóloga. Especialista em Clínica (BAHIANA) e Educação. Mestre em Teologia com ênfase nas Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais (EST-RS) Mestre em Educação Científica e Diversidade (UFRB). Doutoranda em Educação (UFBA)

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

NIZANEIA NASCIMENTO DE MATOS. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E A QUESTÃO DA INCLUSÃO SOCIAL. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 52–69, 2023. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/59. Acesso em: 25 may. 2025.

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