MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA INFÂNCIA: O NASCIMENTO DE UMA BIOPOLÍTICA DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Nizaneia Nascimento de Matos UFBA

DOI:

10.5281/

Palabras clave:

Medicalização, Patologização, Educação, Infância

Resumen

O presente ensaio apresenta uma breve reflexão acerca do encontro entre a educação em seus espaços formativos, os saberes da Educação e o discurso patologizante e medicalizador da infância, na produção de uma biopolítica. Alcançar êxito na promoção do equilíbrio e harmonia escolar não parece uma tarefa fácil, pois a inquietação, o desconforto e a irritabilidade infantil, enquanto aspectos naturais do desenvolvimento humano desconcertam a instituição que promete conter e organizar comportamentos. A partir disso, observamos a necessidade de refletir sobre o nascimento de uma biopolítica da educação disposta no contexto escolar, não no sentido foucaultiano - disciplinar, mas vinculado aos moldes da sociedade do desempenho, onde é exigido da criança alta performance e adequação à política dos comportamentos normais institucionalizados. Então, surge a seguinte questão: Como a educação elabora dispositivos para identificar comportamentos patológicos e passíveis de medicalização no contexto escolar? Este estudo contou com a metodologia de natureza qualitativa, com os procedimentos relacionados a este tipo de pesquisa, além, de uma revisão bibliográfica acerca da temática, em livros e artigos científicos especializados. Concluímos que, a Medicina, a Psicologia e as tecnologias farmacológicas, elaboram pesquisas de grande relevância e valor prático para a vida e melhoramento humano, no entanto, a Educação possui ferramentas formativas para a potencialização das habilidades dos sujeitos inseridos no contexto escolar e isto favorece as aprendizagens, curriculares e para vida.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

  • Nizaneia Nascimento de Matos, UFBA

    Psicóloga. Especialista em Clínica (BAHIANA) e Educação. Mestre em Teologia com ênfase
    nas Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais (EST RS) Mestre em Educação Científica e
    Diversidade (UFRB). Doutoranda em Educação (UFBA)

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

NIZANEIA NASCIMENTO DE MATOS. MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA INFÂNCIA: O NASCIMENTO DE UMA BIOPOLÍTICA DA EDUCAÇÃO. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 70–88, 2023. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/60. Acesso em: 25 may. 2025.

Artículos similares

1-10 de 27

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.