EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES COM DUAS VARIÁVEIS APLICADAS À SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Paulo Vitor Frazão Faculdade Madre Tereza
  • Carlos Alberto Ferreira da Silva Universidade Federal do Amapá

DOI:

10.5281/

Palabras clave:

Equações Diofantinas, Ensino-aprendizagem, Situações-problema

Resumen

Esta pesquisa aborda as Equações Diofantinas Lineares com duas variáveis aplicadas à resolução de problemas no ensino médio de matemática. Destaca a importância de trabalhar com essas equações para a aquisição eficaz de conhecimento matemático. Dado que a resolução de problemas é um aspecto fundamental na educação matemática contemporânea, este estudo tem como objetivo destacar a versatilidade e utilidade prática das equações Diofantinas na solução de tipos específicos de problemas enfrentados pelos estudantes. Os objetivos específicos incluem a defesa da introdução das equações Diofantinas como ferramentas de resolução de problemas no cotidiano dos alunos, incentivando-os a buscar soluções por meio de investigação. Isso demonstra como a matemática está intimamente ligada a vários contextos sociais. Esta pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e qualitativa, e seus resultados sustentam fortemente a ideia de que a incorporação das Equações Diofantinas Lineares no currículo do ensino médio, dentro de um contexto de resolução de problemas, é altamente relevante no cenário atual da educação matemática.

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Biografía del autor/a

  • Paulo Vitor Frazão, Faculdade Madre Tereza

    Graduação em Licenciatura em Matemática – Faculdade Madre Tereza

  • Carlos Alberto Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amapá

    Mestre em Matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) – Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Graduação em Matemática – UFPA

Publicado

2023-10-29

Cómo citar

PAULO VITOR FRAZÃO; CARLOS ALBERTO FERREIRA DA SILVA. EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES COM DUAS VARIÁVEIS APLICADAS À SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO MÉDIO. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 113–134, 2023. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/76. Acesso em: 25 may. 2025.

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