NEUROSE, HISTERIA E PÓS-MODERNIDADE: UM TRAÇADO HISTÓRICO À LUZ DA PSICANÁLISE

Autores

  • Nizaneia de Nascimento de Matos UFBA

DOI:

10.5281/

Palavras-chave:

Histeria, Ansiedade, Psicanálise

Resumo

Esse artigo faz um breve traçado histórico da histeria, psicopatologia que acomete a população desde a antiguidade até os dias de hoje, onde apresenta mudanças na nomenclatura e no tratamento durante o percurso histórico. Ao ser tratada por Charcot com a hipnose é que a histeria entra em evidencia. Seguindo esse pensamento Freud começa seus estudos da histeria e desenvolve a psicanalise. Assim, tendo como base o pensamento freudiano, entende-se como histeria a ocorrência de sintomas sem origem biologia resultantes de traumas psíquicos que causem grande mobilidade de afetos. Dessa forma, a partir de casos trazidos nas obras freudianas, tecesse comparativos entre alguns casos de histeria e os sintomas trazidos pelo DSM-V ao falar das ansiedades. A possibilidade da comparação ocorre devido a semelhança dos sintomas apresentados nas psicopatologias, apesar do termo histeria ter entrado em desuso para o DSM e as novas abordagens psicológicas. Dessa forma, o artigo apresenta como objetivo verificar os efeitos decorrentes das mudanças histórico-culturais no que diz respeito às modificações ocorridas na nomenclatura e no tratamento da neurose histérica, em particular dando enfoque nas nomenclaturas atuais trazidas pelo DSM-V: transtorno de ansiedade generalizado, transtorno alimentar e transtorno do pânico. A metodologia utilizada para a confecção desse artigo foi a revisão bibliográfica, descritiva com abordagem qualitativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Nizaneia de Nascimento de Matos, UFBA

    Psicóloga. Especialista em Clínica (BAHIANA) e Educação. Mestre em Teologia com ênfase nas Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais (EST RS) Mestre em Educação Científica e Diversidade (UFRB). Doutoranda em Educação (UFBA)

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

NIZANEIA DE NASCIMENTO DE MATOS. NEUROSE, HISTERIA E PÓS-MODERNIDADE: UM TRAÇADO HISTÓRICO À LUZ DA PSICANÁLISE. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 89–108, 2023. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/61. Acesso em: 25 maio. 2025.