ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA:ORIGEM E FILOSOFIA EDUCACIONAL
DOI:
10.5281/zenodo.11199860Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama breve da Educação Adventista (EA), iniciando por uma explanação sobre a fundação da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), seguindo para a apresentação sobre os aspectos da filosofia da educação adventista. O Adventismo nasceu de um movimento religioso, baseado biblicamente, com características proféticas e missiológicas, em um contexto estadunidense, conhecido como Segundo Grande Despertar Religioso (1790-1840). Após o movimento adventista se tornar uma Igreja (1863), teve início um investimento exponencial na educação. Por partirem de um contexto religioso, a EA possui objetivos terrenos, formar o aluno para uma vida profissional, e eternos, o foco na redenção de seus alunos. Esses pressupostos impactam as questões educativas, como a natureza do estudante, o papel do professor, a ênfase curricular, as metodologias de ensino e a função social das instituições educacionais. Na filosofia da EA, é observado uma noção de realidade, a metafísica, que é dividida entre os aspectos cosmológicos, teológicos, antropológicos e ontológicos; uma noção de verdade, representada pela epistemologia, com suas várias formas de investigação; e uma noção de valor, a axiologia, dividida entre o ético e o estético. É observado, em todas essas esferas, características de um pressuposto cristão.
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