ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA:ORIGEM E FILOSOFIA EDUCACIONAL

Autores/as

  • Henrique Ribeiro Tavares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo image/svg+xml

DOI:

10.5281/zenodo.11199860

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama breve da Educação Adventista (EA), iniciando por uma explanação sobre a fundação da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), seguindo para a apresentação sobre os aspectos da filosofia da educação adventista. O Adventismo nasceu de um movimento religioso, baseado biblicamente, com características proféticas e missiológicas, em um contexto estadunidense, conhecido como Segundo Grande Despertar Religioso (1790-1840). Após o movimento adventista se tornar uma Igreja (1863), teve início um investimento exponencial na educação. Por partirem de um contexto religioso, a EA possui objetivos terrenos, formar o aluno para uma vida profissional, e eternos, o foco na redenção de seus alunos. Esses pressupostos impactam as questões educativas, como a natureza do estudante, o papel do professor, a ênfase curricular, as metodologias de ensino e a função social das instituições educacionais. Na filosofia da EA, é observado uma noção de realidade, a metafísica, que é dividida entre os aspectos cosmológicos, teológicos, antropológicos e ontológicos; uma noção de verdade, representada pela epistemologia, com suas várias formas de investigação; e uma noção de valor, a axiologia, dividida entre o ético e o estético. É observado, em todas essas esferas, características de um pressuposto cristão.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

  • Henrique Ribeiro Tavares, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP) e cursa especialização em Análise do Comportamento Aplicada (PUC-GO), além de atuar como psicólogo clínico e coordenador em Análise do Comportamento Aplicada. E-mail: psicorthenrique@gmail.com

Publicado

2024-05-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

HENRIQUE RIBEIRO TAVARES. ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA:ORIGEM E FILOSOFIA EDUCACIONAL. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 12–23, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11199860. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/17. Acesso em: 25 may. 2025.