ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA:ORIGEM E FILOSOFIA EDUCACIONAL
DOI:
10.5281/zenodo.11199860Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama breve da Educação Adventista (EA), iniciando por uma explanação sobre a fundação da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), seguindo para a apresentação sobre os aspectos da filosofia da educação adventista. O Adventismo nasceu de um movimento religioso, baseado biblicamente, com características proféticas e missiológicas, em um contexto estadunidense, conhecido como Segundo Grande Despertar Religioso (1790-1840). Após o movimento adventista se tornar uma Igreja (1863), teve início um investimento exponencial na educação. Por partirem de um contexto religioso, a EA possui objetivos terrenos, formar o aluno para uma vida profissional, e eternos, o foco na redenção de seus alunos. Esses pressupostos impactam as questões educativas, como a natureza do estudante, o papel do professor, a ênfase curricular, as metodologias de ensino e a função social das instituições educacionais. Na filosofia da EA, é observado uma noção de realidade, a metafísica, que é dividida entre os aspectos cosmológicos, teológicos, antropológicos e ontológicos; uma noção de verdade, representada pela epistemologia, com suas várias formas de investigação; e uma noção de valor, a axiologia, dividida entre o ético e o estético. É observado, em todas essas esferas, características de um pressuposto cristão.
Métricas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Henrique Ribeiro Tavares (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.