DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO DE PROFISSIONAIS TRANS NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
10.5281/zenodo.13338470Keywords:
Profissionais Trans, Inclusão, Direitos Humanos, EducaçãoAbstract
O ambiente escolar é constituído por relações de poder baseadas na articulação entre conhecimentos, identidades e relações e representações sociais. Desse modo, torna-se imperativa a instituição de espaços para elaboração de condutas consolidativas e afirmativas que envolvam e inclusão de todos no contexto escolar, principalmente no que tange às discrepâncias e aos preconceitos existentes em relação às questões de identidade de gênero. Sob essa ótica, o objetivo deste artigo é compreender e sintetizar informações relevantes, de forma a oferecer uma visão ampliada e fundamentada acerca dos desafios e das necessidades da inclusão de profissionais trans no ambiente escolar. O artigo foi construído a partir de uma metodologia qualitativa de revisão bibliográfica, enfocando em uma análise crítica de artigos, dissertações e documentos relacionados à temática. Considerando as discussões levantadas ao longo do texto, conclui-se que há uma necessidade urgente de implementação de Políticas Públicas efetivas para a inclusão do público trans, garantindo acesso e permanência nas instituições escolares, como ocorre com qualquer outro profissional da educação. Ademais, a escola, como promotora de desenvolvimento humano, deve priorizar práticas que promovam a diversidade e a ampliação da compreensão ao que tange à identidade de gênero.
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