A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA TEORIA FREUDIANA: O INCONSCIENTE E A SEXUALIDADE

Autores/as

  • Lúcia Gomes Farinhas Universidade Santa Úrsula

DOI:

10.5281/

Palabras clave:

Sexualidade, Educação, Singularidade, Inconsciente, Conhecimento

Resumen

No presente artigo apresentamos um estudo sobre a construção do conhecimento no contexto da Educação Infantil, ressaltando a sexualidade e o inconsciente, abordados na teoria freudiana. Propomos a reflexão de Freud acerca das primeiras experiências libidinais na relação mãe-bebê que imprimem traços importantes na constituição do inconsciente e das futuras representações do sujeito. Apontamos a cultura enquanto “après coup”, e a atuação da família e da escola como instâncias de alicerçamento e inserção social. A legislação nacional é citada enquanto elemento de considerável importância para a garantia de certa uniformidade nas referências escolares fundamentais para a construção do conhecimento, considerando o período de desenvolvimento humano estudado neste artigo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

  • Lúcia Gomes Farinhas, Universidade Santa Úrsula

    Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da Universidade Santa Úrsula . Bacharel e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Gama Filho . Especialização e Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes . Email: luciagf@yahoo.com.br

Publicado

2023-12-28

Cómo citar

LÚCIA GOMES FARINHAS. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA TEORIA FREUDIANA: O INCONSCIENTE E A SEXUALIDADE. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 29–51, 2023. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/58. Acesso em: 25 may. 2025.

Artículos similares

1-10 de 29

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.