AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 A 3 ANOS RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA SOB A ÓTICA DA CRIATIVIDADE

Autores/as

  • Nadila Carmo Ponciano
  • Ana Maria Freitas Dias Lima Universidade Federal do Tocantins

DOI:

10.5281/zenodo.11060606

Palabras clave:

Psicomotricidade, Educação Infantil, Desenvolvimento, Criatividade

Resumen

Esse artigo procurou compreender as contribuições da Psicomotricidade na Educação Infantil de 0 a 3 anos na relação teoria e prática sob a ótica da criatividade. Nesse sentido buscou-se conhecer o contexto histórico da Psicomotricidade para a compreensão inicial do tema. Logo após explorou as Contribuições da Psicomotricidade na Educação Infantil, por ser fundamental nesse período. Seguindo dos elementos básicos da Psicomotricidade que são indispensáveis para execução das atividades. Bem como apresenta as Práticas Pedagógicas Criativas direcionadas a Psicomotricidade na relação teoria e prática. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização do artigo consistem em pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, na qual foram utilizados livros e artigos científicos. Os principais autores utilizados para embasamento teórico da pesquisa foram: Lê Boulch (1982) Alves (2008) Fonseca (2012) Almeida (2014) e Oliveira (2015). A partir do trabalho foi constatado que a Psicomotricidade tem uma notável contribuição no desenvolvimento das crianças, evidenciando, portanto, a necessidade de haver espaço para o trabalho psicomotor dentro das instituições escolares de forma a contribuir para aquisição e aprimoramento das habilidades motoras que são indispensáveis para o indivíduo entre 0 a 3 anos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

  • Nadila Carmo Ponciano

    Graduanda do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins–Unitins
    (campus Araguatins). E-mail: nadilacarmo14@gmail.com

  • Ana Maria Freitas Dias Lima, Universidade Federal do Tocantins

    Graduada em Pedagogia (UFT); Especialista em Orientação Educacional e Mestranda do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: anamarlima@hotmail.com

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

NADILA CARMO PONCIANO; ANA MARIA FREITAS DIAS LIMA. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 A 3 ANOS RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA SOB A ÓTICA DA CRIATIVIDADE. Revista PsiPro / PsiPro Journal, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 40–54, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11060606. Disponível em: https://revistapsipro.com.br/index.php/psipro/article/view/26. Acesso em: 25 may. 2025.

Artículos similares

1-10 de 31

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.